Repouso, movimento e referêncial
E.E.ProfªMarlene Leite da Silva
Profº Joel
Repouso, Movimento e Referencial
Praia Grande, 24 de Março de 2014
Repouso, Movimento e Referencial
O objetivo da Cinemática, palavra de origem grega (kimena), que significa "movimento", é o de estudar os movimentos sem se preocupar com suas causas de origem ou variações. Nossa maior preocupação será a análise das relações que envolvem a posição do móvel com o tempo durante o transcorrer de um movimento. Para tanto, precisamos articular alguns conceitos específicos, que serão imprescindíveis para os nossos estudos:
Ponto Material
É quando a medida de um corpo não influencia, é desprezível nas medidas a serem obtidas de um fenômeno estudado, mas não podendo ter a sua massa desprezada e não admitindo um movimento de rotação.
Corpo extenso: quando as medidas de um corpo não são mais desprezíveis dentro do fenômeno estudado.
Repouso, Movimento e Referencial
Imagine um casal viajando de trem, sentados lado a lado e observando a passagem das paisagens estampadas através das janelas. É correto você dizer que o homem está em movimento ou mesmo que está em repouso, pois tais conceitos são relativos, ou seja, dependem do referencial adotado. Em relação à mulher, o homem está em repouso, pois sua posição em relação a ela não muda no decorrer do tempo. Porém, em relação a uma árvore próxima à linha do trem, o namorado está em movimento, já que sua posição em relação a ela muda continuamente com o tempo.
Consequentemente, só podemos falar em repouso ou movimento em relação a um referencial ou sistema de referência.
Trajetória
É o "caminho" descrito pelo ponto material em relação ao referencial adotado. O estudo do movimento de uma partícula sobre uma trajetória, previamente definida em relação a um referencial, necessita, em primeiro lugar, de que se possa avaliar, de maneira simples e direta, a posição ocupada pela partícula em um