Resumo - O menino do pijama listrado
História
EDI.I-2M
Gabrielle Ücker Thum
Johnatan Pribbernow
Marília Gabriela Hörnke
Pelotas, 25 de setembro de 2013
Título
O menino do pijama listrado.
Autor
John Boyne.
Ideia geral do livro
O livro traz uma história sobre um filho de um comandante do exército da 2o. Guerra Mundial que é transferido para o campo de concentração de Haja-Vista. Ele acaba deixando sua casa em Berlim e vai com sua irmã, com o pai e com a mãe para um local isolado. Lá ele acaba encontrando um menino em uma das suas ingênuas ‘explorações’ o qual está do outro lado da cerca que se estendia além dos que os olhos enxergavam. Porém o que ele via era uma parte da história da qual ele não tinha consciência e as informações que a ele eram repassadas era fragmentadas e não ofereciam uma explicação do momento politico que vivia.
Esse livro trata de uma amizade entre o filho do comandante do exército nazista com um menino judeu. Durante aproximadamente um ano os meninos se encontravam diariamente, sempre separados pela cerca, conversavam sobre diversos assuntos, mas Bruno, o que viera de Berlim, estava sempre querendo brincar com seu amigo do outro lado da cerca, que por sua vez não via motivos para ter a alegria de brincar.
Contexto histórico
O livro conta sobre os campos de concentração no interior da Alemanha na segunda guerra mundial, época que estava acontecendo extermínio de judeus e outros que eram considerados “raças inferiores” o livro se passa em 1940.
Na Segunda Guerra Mundial, os campos estavam sendo usados para dominar os grupos étnicos, compostos por judeus, ciganos, polacos, políticos anarquistas, homossexuais e minorias religiosas. Todos eles eram submetidos a tratamentos desumanos até serem exterminados.
Saiba que, nesses campos de concentração, elas perdiam seus nomes, eram identificadas por números, eram escravizadas, sem contar que grande parte deles eram submetidas a experimentos nazistas, uma espécie de cobaia. Não