Geografia e suas origens
Idade Antiga
A Grécia Antiga tem um papel importantíssimo do que hoje entendemos e sabemos da geografia, ela foi a percussora e deu passos importantes para o conhecimento geográfico. Os gregos são considerados os “pais” da geografia e os “primeiros geógrafos”, pois foram os primeiros que buscaram explicar a Terra, explicar o mundo que conhecemos e entre outros. E influenciaram a geografia como estudos de sistemas agrícolas, sistemas de montanha, técnicas de uso do solo, os rios com variados regimes, a distribuição das chuvas, a sucessão das estações do ano, o relacionamento entre cidade e o campo etc.
Os gregos mostrou ao mundo o modelo de desenvolvimento das cidades, deu a formula de criação de uma cidade, um exemplo é a localização de Atenas ao lado do Mar Mediterrâneo o que facilita na sobrevivência humana. Deram varias contribuições como o estudo da esfericidade da Terra, e uma grande contribuição foram dados na cartografia, com mapas muitos detalhados e precisos, que foram criados a partir de estudos de outras civilizações, culturas, seus costumes etc.
Na Grécia Antiga grande parte do conhecimento foi produzido pelos filósofos da época, desenvolveram estudos, principalmente, descritivos e de localização, atrelados à cartografia e à astronomia, temos como exemplo:
Tales de Mileto: elaborou estudos sobre os eclipses do sol e da lua, movimento dos astros para ajudar nas navegações e solstícios;
Anaxímenes de Mileto: contribui na distinção dos planetas e estrelas, dedicou-se principalmente a meteorologia;
Aristóteles: explicou os eclipses e estudou a esfericidade da Terra;
Heródoto: foi o primeiro a fazer a ligação entre a Geografia e a História, fez varias viagens e desenvolveu estudos sobre os povos, suas culturas, mitos, ele procurava conhecer os locais e então escrevia sobre eles;
Entre outros filósofos além desses.
Idade Média
A geografia na Idade Média chega de uma maneira muito conturbada, depois de uma grande evolução pelos