O Medo Da Rejei O
A rejeição é um sentimento que, independentemente de ser do amor, do trabalho, dos amigos ou qualquer outra coisa, não é algo que deve afetar a nossa felicidade. A rejeição não é algo bom e às vezes é impossível de entender, mas eu penso que isso não deve ser algo que tire a nossa alegria de viver.
A partir do instante que um bebé se sente rejeitado começa a criar uma máscara para evitar sofrer. Essa atitude faz com que crie uma nova personalidade, foge, evade-se, contrai-se, podendo esquecer-se de que existe um mundo cá fora.
Na minha opinião, a primeira reação de quem se sente rejeitado é fugir. Viver no seu mundo imaginário, onde esconde os seus verdadeiros sentimentos e problemas, comportando-se de forma a sentir-se bem consigo mesmo.
Pessoas de quem eu tenho conhecimento, desde cedo adotaram uma máscara que as irá proteger de todas as conturbações e problemas que enfrentarem, demonstraram-se frágeis e superprotegidas pelas suas mães. Elas são bem comportadas, muito tímidas e bastante inteligentes. À medida que foram crescendo, estas crianças tornaram-se atraídas pelo mundo espiritual e intelectual, tendo dificuldade em relacionar-se com outras pessoas, o que no meu ponto de vista é perfeitamente normal por causa do medo da rejeição; porém elas não devem condicionar a sua vida por causa disso. Nós, familiares e amigos fazemos de tudo para que elas não se sintam constrangidas, relacionámo-nos com elas, e damos o nosso máximo para que elas se sintam bem consigo mesmas.
Como já referi, o medo da rejeição afeta negativamente as nossas vidas, prejudicando-nos a nível pessoal e impedindo a nossa capacidade para enfrentar um relacionamento, por isso devemos trabalhar em conjunto para que as pessoas afetadas por esta fobia, consigam ser mais felizes, e para que pouco a pouco percam o MEDO DA REJEIÇÃO.
Susana Lima de Barros, 9ºC, nº20