O Marketing na educa o do consumidor
A educação do consumidor está diretamente ligada ao marketing de conhecimento dos clientes para adequá-los a adquirir um serviço ou produto (Ex. cinema). Mas como fazer isso acontecer na prática?
Citamos algumas formas, mas vou me ater a apenas duas delas, a qual acredita serem mais impactantes e efetivas quanto aos resultados.
Ambientação de gôndola: neste caso não seria apenas uma simples decoração da loja ou da seção, mas sim um trabalho relacionado com informações sobre o comportamento de compra do consumidor, ou seja, estabelecer a ambientação de acordo com a árvore de decisão de compra.
Capacitação de promotores/vendedores de merchandising: aqui reside uma grande oportunidade muitas vezes perdida pelas indústrias. Quantas vezes já não entramos em uma loja e perguntamos ao promotor onde estava o produto “X”? Será que o promotor a quem esta pergunta foi realizada trabalhava com a marca em questão?
Se não, será que não perdeu uma excelente oportunidade de reverter uma venda no exato momento da decisão de compra? Pois é, ninguém dentro da escala hierárquica de uma indústria tem mais contato diário com o consumidor, do que o promotor de loja. E por que educar o consumidor no PDV é tão importante? Em um mundo cada vez mais competitivo, impactado por milhares de produtos, marcas, inovações, alternativas de consumo, além de claro a grande concorrência que o varejo digital vêem exercendo no varejo tradicional, acredito que fica muito clara a importância de prestar um serviço adicional ao consumidor. O pioneirismo nesta questão sem dúvida alguma também trará benefícios, pois sair na frente fazendo diferente, certamente marcará as mentes dos consumidores. Hoje em dia não se vende um produto sem vender serviço.
Pesquisa QUALITATIVA vs
QUANTITATIVA
A pesquisa científica quanto à abordagem é classificada em qualitativa e quantitativa.
A pesquisa qualitativa está mais relacionada em levantar dados sobre as motivações de um grupo,