a necessidade e a Busca
A necessidade é algo seu, particular e que ninguém impõem. Portanto a necessidade não é criada ela é reconhecida pelo cliente. Este reconhecimento vem da comparação entre uma situação ideal e uma situação real. Quando a diferença entre a situação real e a situação ideal é grande o suficiente para que o cliente perceba então ele reconhece o problema e desperta a necessidade para que saia da situação atual para uma situação melhor.
Vamos a um exemplo: antes dos celulares existirem ninguém sentia falta deles por que simplesmente não tinham como comparar sua situação real com a situação ideal. Quando o celular foi criado e as pessoas tiveram a oportunidade de comparar sua situação sem o celular e com o celular e perceberam como a sua vida ficaria mais fácil, como poderiam ampliar seus contatos e melhorar sua comunicação no dia a dia. Obviamente antes de lançarem o celular foi feita uma pesquisa e identificaram que as pessoas tinham expectativas para melhorar a sua comunicação e o pessoal do marketing viu no celular uma solução para satisfazer estes clientes.
O processo pelo qual os consumidores compram produtos e serviços começa com o reconhecimento de uma necessidade. Esse processo de tomada de decisão, começa com o consumidor reconhecendo um problema a ser resolvido ou necessidade a ser satisfeita, sendo provocados por estímulos externos e internos.
Os consumidores tomam decisões visando alcançar objetivos, para isso, procuram fazer a melhor escolha. O processo de decisão do consumidor representa um mapa da mente dos consumidores, que os profissionais de marketing e gerentes podem utilizar para compor seus mix de produtos, estratégias de comunicação e de vendas.
Para Phillip Kotler (1998), no processo de compra o consumidor passa por cinco estágios, conforme figura abaixo:Figura 8: Processo de Compra do Consumidor Fonte: adaptado de Kotler (1998)
A necessidade nada mais é do que a diferença há entre a situação atual e a