O markenting ambiental no século xxi
2 CONCEITO DE MARKETING
Qual a definição de Marketing? Ao tentar responder esta pergunta, encontramos diversas respostas, mas não podemos dizer qual a mais correta e sim qual a mais adequada para aquilo que desejamos. No dicionário Michaelis encontramos Marketing com sendo o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor. Já para Kotler e Armstrong (2003) é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício. Encontramos ainda a definição da AMA (American Marketing Association - 2005), citada por Serrano:
Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. Muitos confundem marketing com propaganda. Marketing, definitivamente, não é propaganda, ou pelo menos, não só propaganda. Propaganda é somente uma sub-parte do marketing. Peter Drucker, citado por Kotler (1999), sustentou que o propósito de marketing é tornar supérfluas as atividades de vendas. Mark(eting) é a capacidade de atingir o alvo (mark). É a nova arte! A arte de ajudar os clientes a se tornarem ainda melhores. Para Kotler (1999), o marketing é a função da empresa encarregada de definir os objetivos dos clientes e a melhor maneira de satisfazer suas necessidades e desejos, de maneira competitiva e lucrativa. De acordo com COBRA (1992):
Marketing é o processo de planejamento e execução desde a concepção, apreçamento, promoção e distribuição de ideias, mercadorias e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais. É um processo de criar e resolver relações de troca, em que as trocas ocorrem entre pessoas e