O Magreb na Africa
Magreb significa "onde o Sol se põe", localiza-se na porção oeste do norte do continente africano, a região é formado pelos países Marrocos, Argélia, Tunísia, Saara Ocidental e Mauritânia. Podendo se expandir até a Líbia, no chamado Grande Magreb. O árabe e o berbere são os idiomas mais falados ao lado das línguas de herança colonial.
A cordilheira do Atlas dá características fisiográficas que diferenciam essa região do restante da África do Norte. O vento do Atlântico ao encontrarem a cordilheira provoca uma precipitação regular, tornando o clima mediterrâneo na porção norte. Na faixa litorânea, entre a cordilheira do Atlas, o mar Mediterrâneo e o oceano Atlântico, estão às principais cidades da região e ali se realizam a maioria das práticas agrícolas, com destaque para cultivo das oliveiras e das videiras. A região foi ocupada por vários povos desde a antiguidade; cartagineses, romanos, vândalos, berberes e europeus modernos estão entre eles. Os domínios dos povos árabes, que se miscigenaram com os berberes, dão traços culturais islâmicos para a região.
Ao longo da costa do Mediterrâneo e do Atlântico existe uma faixa fértil onde vive a maioria da população. É uma zona de clima mediterrânico, com precipitações escassas, salvo em zonas montanhosas viradas para a zona litoral. Ao longo da maior parte da costa e nas terras altas os verões são quentes e secos e os invernos amenos e úmidos. A temperatura diurna média no deserto é cerca de 38 ºC, mas à noite é baixa. A pluviosidade no deserto pode ser de apenas 25 mm por ano e é irregular.
A economia desse país é uma das melhores da África, graças ao tratado de comércio e exportação que o país fez com os Estados Unidos da América e com a União Européia. O Marrocos é o maior exportador mundial de fosfato e equipamentos petrolíferos. Possui terras áridas em quase todo o território, o que dificulta a agricultura na região. O país possui também grandes reservas de