Trabalho De Geografia
Nome: Luana Beatriz Fagundes Nº 26
1º “A”
Profª : Márcia
Data: 13/08/201
E.E. “Constante Ometto”
O Magreb é uma região do norte da África que acumula muitos problemas econômicos e políticos, é constituído por Marrocos, Saara Ocidental, Tunísia e Argélia, países com fortes ligações com a França, em razão de terem sido colônias francesas.
Três milhões de pessoas emigraram do Magreb para a Europa Ocidental no final do século XX. Os imigrantes se dirigiram à França, onde marcam presença, em especial no sul do país. A organização dos imigrantes do Magreb na França acaba favorecendo a atração de vários outros, mesmo porque o país europeu não pode dispensar o papel econômico que esses imigrantes desempenham. A imigração para a França de habitantes do Magreb remonta a meados do século XX e, apesar das severas restrições impostas pelos europeus nos anos 1990, essa corrente migratória manteve sua intensidade mesmo na clandestinidade.
Nas antigas colónias europeias ocorreu nos anos 80 outro fenómeno importante: o empobrecimento generalizado das respectivas populações, o qual foi acompanhado de um forte surto demográfico. Continentes inteiros como a África mergulharam em catástrofes coletivas, guerras e fome sem fim. A única alternativa que resta a milhões de pessoas destes continentes é emigrarem para os países mais prósperos, buscando apoio nomeadamente nas suas antigas potências coloniais.
A multiplicidade de nações adjacentes fez da Economia da Europa uma das mais complexas do planeta. Durante séculos a Europa foi um dos maiores centros econômicos do planeta. Entre as causas, podemos citar como a principal sua condição geográfica. A localização entre a África e a Ásia, fez da região europeia um ponto de passagem obrigatório, e facilitou de forma substancial a absorção e irradiação dos conhecimentos, tecnologia e comércio de ambos continentes. Esta condição perdurou até ao século XX. No século XX, a Europa viu seu