o macaco
A classificação científica também se vale desse esquema de adjetivação. Por exemplo no gênero Cebus entramos espécies designadas por libidinosus (macaco prego), ruivo, robustus, etc. Ainda nessa classificação alguns deles são associados à demônios como o Beelzebuth (Ateles belzebuth) e o Satanás (Chiropotes satanas) ou se referem à lendas como por exemplo a dos cércopes salteadores de força descomunal que assaltavam e matavam os viajantes da antiga Grécia. Conta-se que, no seu atrevimento, chegaram a atacar Hércules, enquanto dormia mas, ao acordar, ele os dominou com facilidade, tratou de amarrá-los e pretendia vendê-los como escravos. No caminho do mercado, os cércopes, mesmo amarrados, fizeram tantas brincadeiras e piadas que o herói findou por soltá-los. Contudo Zeus, o senhor dos homens e dos deuses do Olimpo, não foi tão piedoso e transformou os cércopes em macacos.
Catarrhini é uma ordem pertecente a subordem Haplorhini da Ordem Primates que se caracteriza por ter o focinho mais ou menos reto e narinas juntas dirigidas para baixo. Ela inclui os macacos do Velho Mundo, ou seja, dos continentes asiático, africano e europeu, entre os quais os Hominidae, a super-família de primatas que inclui o homem. Todos os seus representantes possuem dedos com unha, poléx e hálux oponíveis e dentição com dois prémolares. Possuem uma diversidade de 30 gêneros e 160 espécies.
Em primatas e roedores, os genes que codificam os cones estão localizados no Cromossomo X. Os macacos do Velho Mundo e hominóides (Homem e Grandes Macacos) apresentam visão tricromática, ou seja, possuem os três tipos de cones. Pela comparação de DNA foi possível propor que os cones de uma espécie ancestral, seriam sensíveis a longos intervalos de