O LIVRO
Libanêo destaca a escola como organização de trabalho e lugar para desenvolvimento do conhecimento do professor.
Resalta a importância do trabalho em equipe onde o docente deve participar ativamente na gestão e organização da escola,exercendo competentemente sua profissão de professor.
O autor fala sobre as mudanças ,pelas quais as escolas estão passando nos âmbitos econômico,politico,cultural,educacional,geográfico e a postura que os professores devem ter diante destas novas perspectivas os quais terão de estar com contínua aprendizagem e formação Libanêo nos fez ver como o ensino vem sendo afetado pelas alterações nos currículos,na organização escolar ,alterações essas ocorridas pela introdução de novas tecnologias,novas atitudes,e valores sociais e culturais.frente a essa mudança,a sociedade exige uma escola para novos tempos,a qual deve preparar cidadãos com perfil critico e criativo.
O autor observa também,a necessidade de formação da ética e respeito dentro da sociedade
Capitalista,na qual estamos enseridos e globalizados.
O livro nos mostra a importância de buscarmos a qualidade social do ensino e quais os critérios a serem considerados nessa busca.
Libanêo distaca ideias do sociólogo Pedro Lemos,e nos apresenta o conceito de qualidade no ensino ,os quais nos encaminha aos pensamentos de que a qualidade nas instituições educacionais devem desenvolver seres humanos capazes de participarem ativamente na sociedade .
Libanêo nos revela que com os novos valores sociais,já não é suficiente preparar alunos para provas e exames.
Escolas de qualidade deverão apresentar professores capacitados ,que atenda as necessidades do corpo discente,segundo as exigências sociais em que esta inserido.portanto os conteúdos aplicados deverão ir de encontro a vida cultural e prática