O livro negro do empreendedor
Apresentação
• O fracasso no mundo corporativo é um tema pouco explorado. No entanto, entender suas causas é fundamental para decidir a melhor forma de evitá-lo. Nesse livro Fernando Trías de Bes surpreende o leitor com uma análise contundente dos motivos pelos quais um empreendedor não alcança seus objetivos.
O livro negro do empreendedor
Depois não diga que não foi avisado
O livro negro do empreendedor
• O autor inicia destacando que:
– ―Quando se trata de empreender, a experiência empresarial não é garantia de sucesso.‖ (BES, 2009) – ―Os erros do empreendedor não costumam ser de gestão; são erros provocados, paradoxalmente, pela mesma força que leva uma pessoa a empreender:
O livro negro do empreendedor
– ―A esperança é o motor do empreendedor e, ao mesmo tempo, seu pior inimigo.‖ (BES, 2009)
• Bes (2009) não afirma que a esperança seja uma fonte de erros em si mesma, mas é um véu que, frequentemente, impede que a realidade seja vista tal como é.
1
07/09/2011
O livro negro do empreendedor
• A principal causa do fracasso dos novos negócios, de acordo com Bes (2009), é a falta de objetividade de quem os empreende, a sua incapacidade de assimilar a realidade como ela é.
O livro negro do empreendedor
• Os negócios não costumam fracassar por falta de competência técnica de quem os empreende, mas devido a motivos muito mais simples, tais como:
– problemas pessoais, – desavenças com os sócios, – falta de bom-senso, – excesso de expectativas, medos e/ou erros insignificantes que, com o tempo, se transformam em verdadeiros problemas que acabam inviabilizando o negócio.
O livro negro do empreendedor
• Bes (2009) destaca que:
– Para evitar que um empreendedor fracasse, é necessário saber por que aqueles que fracassaram se deram mal. – Analisar um êxito não é tão importante como entender um fracasso. Um êxito é uma oportunidade que já foi aproveitada por outro, então, por que estudá-la?
O livro negro do