O lider eo empreendedor
Muito temos ouvido falar sobre o novo líder. Em um curto resumo, penso que algumas pessoas querem mesmo é o Super homem. E agora então, falamos em empreendedorismo, ser empreendedor. Mas afinal das contas, o que realmente são estes adjetivos?
Colegas, a quantidade de livros que define estes adjetivos é imensa. E muitos se propõem a tornar alguém líder ou empreendedor em alguns passos. Muito li e re-li a respeito destes tópicos, fiz pesquisas e mais pesquisas e chequei a conclusões bastante simples, e estas, gostaria de repartir com vocês.
Com o advento da globalização, a ordem passou a ser “pense globalmente e haja localmente”. Antes de tudo, um empreendedor já é um líder. E para que exista realmente sucesso, digo que esta harmonia se baseia em três alicerces:
OBS. Como podemos observar, existe uma interação total, onde um alicerce dá sustentação ao outro e vice versa. Muito se assemelhando ao ciclo do PDCA. (Método de analise e solução de problemas).
Sinergia, o que realmente é isto?
Muito simples 1 + 1 > 2. (Um mais um é maior que dois)
Todos têm que remar para o mesmo lado. Quando alguém se dispõe a fazer alguma coisa, geralmente algumas pessoas, torcem contra. E quanto mais se avança maior a torcida contra é. É aqui que realmente a sinergia entra, pois da força, da união do grupo, é que realmente irá se definir o sucesso ou insucesso do projeto. Deixar de lado os mexericos, as antipatias e os preconceitos. Em muitos momentos, desânimo e cansaço entram em ação e aí, as idéias edificantes não aparecem. Neste momento a compreensão, o saber ouvir, dar a vez ao colega é o diferencial. Deve-se saber que ninguém é igual a ninguém, devemos então respeitar as diferenças, diferenças que podem ser: mentais, emocionais, culturais e psicológicas.
Caminhar fortemente em conjunto, perseverar no objetivo, saber buscar fontes alternativas aos