Medidas
Apresentar instrumentos de medida de diferentes graus de precisão (régua, paquímetro e micrômetro) e através de medições práticas realizadas, fazer com que o mesmo possa familiarizar-se com tais instrumentos além de fazer aplicações práticas de Teoria de Erros e Algarismos Significativos na obtenção e apresentação dos resultados obtidos.
Introdução
O presente trabalho irá abordar um assunto muito importante para o tratamento das informações nos experimentos físicos, “medidas físicas”. As medidas de grandezas físicas podem ser classificadas em duas categorias: medidas diretas e indiretas. A medida direta de uma grandeza é o resultado da leitura de uma magnitude mediante o uso de instrumentos de medida, como por exemplo, o comprimento com uma régua graduada. Nesse primeiro experimento no laboratório estaremos trabalhando com medidas diretas. Instrumentos de medições, como régua milimetrada, paquímetro e micrometro serão usados para calcularmos o diâmetro de uma esfera de aço, cada instrumento gera-nos custos erro. O que nos obriga a trabalharmos com o cálculo das incertezas, esses serão os assuntos abordados no trabalho de forma simples e objetiva.
Uma medida indireta é a que resulta da aplicação de uma relação matemática que vincula a grandeza a ser medida com outras diretamente mensuráveis. Como por exemplo, a medida da velocidade média v de um carro pode ser obtido através da medida da distância percorrida ∆x/∆t. Alem do diâmetro da esfera, estaremos determinando o volume e a densidade do aço que as medidas físicas indiretas.
Fundamentação teórica
Medidas físicas
As medidas de grandezas físicas podem ser classificadas em duas categorias: medidas diretas e indiretas. As medidas diretas encontramos com auxílio de instrumentos de medida, como por exemplo, o comprimento com uma régua milimetrada,