O Liberalismo Foi Principal Corrente De Pensamento Da Poca
O liberalismo foi à principal corrente de pensamento da época. Na política, o liberalismo defendia a capacidade do cidadão de buscar sua realização pessoal sem desrespeitar os direitos da coletividade.
A expectativa de liberdade política transferiu-se para o plano da arte e estimulou a posição da rebeldia contra o sistema instituído, tornou-se uma característica distintiva do romantismo.
Um dos primeiros efeitos pode ser visto na pintura, que ampliou os temas retratados. Enquanto a maioria das obras antigas representava episódios religiosos ou mitológicos, as românticas escolhiam cenas de obras literárias, episódios históricos ou heróicos e paisagens, pintados de modo a despertar a imaginação.
Na poesia romântica, a expressão da individualidade atingiu seu nível Máximo com a produção de uma arte confessional, que tratava das paixões e das angustias do eu lírico. Não havia regras, critérios de beleza estabelecidos ou modelos a serem imitados. A criação, fruto da inspiração do autor, deveria representar sua interioridade de maneira intuitiva e direta.
Outra fonte de inspiração importante veio do filosofo Rousseau, que valorizava a natureza em vez da sofisticação racional. Ele afirmava que o ser humano era originalmente puro e inocente, mas que havia sido corrompido pelo contato com a sociedade. Inspirando por essas idéias, muitos românticos se voltaram para a natureza, como uma rota de fuga da civilização.