Fichamento TECOM 1
437 palavras
2 páginas
Universidade de Brasília Faculdade de Comunicação
Teorias da Comunicação
Eduardo Vieira de Lima Meirelles – 14/0137114
Professor: Luiz C. Martino
De qual comunicação estamos falando?
Ao tentar definir ‘comunicação’, é comum que alguns a definam como um diálogo entre duas pessoas, o que não é errado, já que a palavra ‘comunicação’ apresenta diversas vertentes e sentidos como, por exemplo, a comunicação entre animais, gestos, desenhos também fazem parte da definição dessa palavra.
Comunicação, vem do latim ‘communication’, que nos leva a uma ideia de uma atividade realizada em grupo mas, comunicação não se refere a qualquer tipo de relação, mas aquele em que existam elementos que se diferenciam em um fundo de isolamento, e que a intenção seja romper esse isolamento em uma prática conjuntiva. A comunicação necessita de prática para ser desenvolvida, não é algo naturalmente desenvolvida pelo ser humano.
Para ocorrer comunicação, tem que haver produtos de um encontro social. Não é porque dois elementos possuem as mesmas propriedades que eles se comunicam. Por exemplo, dois cachorros da mesma raça não são obrigados a realizar comunicação por serem da mesma raça. Ou seja, a comunicação é um tipo de relação intencional aplicada sobre outrem, uma ação em comum, assim, fazendo necessária uma relação entre consciência.
Nos dicionários, pode-se dizer que comunicação é resumida em relação. Comunicação é uma palavra que pode ser definida como polissêmica, pois, nela há uma classificação com três principais domínios: seres brutos, seres orgânicos e homem.
No domínio dos seres brutos, a comunicação assume o sentido de transmissão. Um sistema de seres brutos pode trocar forças ou energias, sendo considerado, assim, um processo comunicativo. É um processo de Ação/Reação, mecânico. Por exemplo, há um emissor, um receptor, uma mensagem (força ou calor) e o efeito (dilatação ou deslocamento). Já no âmbito dos seres orgânicos, não se pode mais considerar o processo como