O legado do Povo Negro no Brasil - Congadas
Ao realizar a pesquisa sobre o legado da cultura negra no Brasil escolhi o tema sobre congadas por ser uma manifestação pouco divulgada em nosso meio e por envolver um número considerável de pessoas que participam das congadas, daí surgiu a oportunidade de conhecer sobre essa interessante, misteriosa e linda manifestação cultural Afro-brasileira.
O congado é uma manifestação cultural e religiosa de influência africana celebrada em algumas regiões do Brasil. Trata basicamente de três temas em seu enredo: a vida de São Benedito, o encontro de Nossa Senhora do Rosário submergida nas águas, e a representação da luta de Carlos Magno contra as invasões mouras. As raízes do congado estão na África, principalmente nos povos bantus.Na África, os bantus formam um grupo linguístico. O termo “bantu” não significa uma cultura. Muito tempo antes dos portugueses chegarem a África já havia os povos bantus. Esses povos fizeram grandes cruzadas por vários séculos no continente Africano e se misturaram com outros povos formando assim uma grande diversidade cultural sempre dando importância aos seus antepassados.
O Congo foi um reino relativamente forte e estruturado, formado por grupos bantus que abrangia grande extensão da África Centro-Ocidental. Seu reino apesar de ter se desestruturado a partir de guerras civis que enfrentou na virada do século XVII para o XVIII e do intenso movimento de contrabando de escravos, continuou tendo um importante papel simbólico entre os que por lá passaram e de lá vieram. O reino, mais do que uma realidade política, se tornou um símbolo, importante na maneira como os bacongos viam a si próprios.
Após reconhecer a história sobre a influência que gerou as congadas no Brasil me atento as “Congada de Catalão” por ser próxima a mim e por ouvir falar com mais frequência no estado de Goiás, encontrei no livro “Congada de Catalão” alguns relatos que pude compreender sobre a estrutura da manifestação, segundo Robson Antônio Macedo autor