O legado do papa bento xvi
2. Fundou a Revista Communio, expoente do grupo de teologia preocupado com o retorno às fontes teológicas (Ressourcement). Teoricamente, a revista representou mais uma trincheira na resistência às teorias teológicas submetidas às leituras socialistas da teologia. A revista está ativa até hoje.
3. O uso de paramentos antigos, realizado por Bento XVI, quer ser um sinal externo da preponderância da oração. Reclamam que o Papa Bento retomou práticas antigas, com rigores rubricastes. Por exemplo, reclamam da tiara que recebeu de leigos búlgaros; ou do retorno de múleos, ou do camauro, objetos antigos utilizados tanto nas celebrações litúrgicas como no cotidiano do Pontífice. Mas o que causou espanto a alguns foi a lembrança expressa de Bento XVI de que a Missa Antiga, a Missa Tridentina, não foi abolida.
4. Se a uns escandalizou a volta de temas antigos, a outros escandalizou o uso de tecnologias. Bento XVI foi o primeiro Papa a utilizar um iPod e a ter uma conta própria no twitter. Um Papa que é de todos não pode furtar-se do dever de comunicar-se com todos, inclusive por meio de tecnologias recentes: esse também é um legado de Bento XVI.
5. Enfrentou com coragem a questão homossexual na Igreja. É emocionante ler a entrevista que o Papa Bento deu a Peter Seewald, quando trata dos abusos sexuais perpetrados por sacerdotes católicos. O Papalamenta os sonhos e vidas machucados. E não baixa a guarda: exige que não se aceitem homossexuais ou pessoas com tendências homossexuais no seminário, já que se comprovou – no caso americano – que a maioria dos abusadores de crianças era homossexual ou apresentava tendência