Preparo de esfregaço e identificação de microrganismo no microscópio
Centro de Formação Profissional Américo Renê Giannetti
Prática 05
Preparo de Esfregaço e Identificação de
Microrganismos no Microscópio
Elaboração:
Fabiana Karina
Larissa Gabriela
Micaelle Kimberly
Milene Santos
Thaís da Silva
Autoria: Thaís da Silva
Belo Horizonte, 01 de Novembro de 2012
Introdução
O método de preparo de esfregaço é simples e rápido, mas exige o conhecimento de algumas regras básicas para que as amostras tenham boa qualidade, permitindo boa coloração, observação ou mesmo obtenção de imagens ou fotomicrografias.
Preparo das Lâminas de Vidro: A limpeza das lâminas histológicas é imprescindível para a confecção de um bom esfregaço. Elas devem estar completamente livres de gordura, e para isso são normalmente lavadas com água e deixadas em um recipiente com etanol 95%. Antes da utilização, as lâminas devem ser retiradas do recipiente com uma pinça e secas com papel toalha ou pano bem macio que não solte fiapos.
Preparo de Esfregaço: Microrganismos podem ser cultivados em meio líquido ou sólido, e para isso as amostras que serão utilizadas para fazer o esfregaço devem ser recolhidas de maneira diferente. Se os microrganismos estiverem sendo cultivados em meio líquido e apresentarem uma boa taxa de crescimento, retire do tubo de cultura, com o auxílio de uma alça de platina, 1 a 3 gotas de meio e coloque sobre uma lâmina previamente limpa. Se a cultura não tiver uma grande quantidade de células, podem-se separar em um tubo de ensaio alguns mililitros da cultura, centrifugar e re-suspender em menor quantidade de meio. Se os microrganismos estiverem em meio sólido, colocar previamente 1 a 2 gotas de solução salina estéril sobre a lâmina de vidro previamente limpa, recolher com a alça de platina uma pequena porção do crescimento de microrganismos e diluir na gota de salina espalhando as células com movimentos circulares. A concentração de células não deve ser excessiva em