O julgamento de nuremberg
FACULDADE DE OLINDA
JULGAMENTO DE NUREMBERG
ELIAS MARIZ
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DO DIREITO
PROF: ADÔNIS COSTA E SILVA
ABRIL
OLINDA – PE
INTRODUÇÃO
Com a finalidade de não deixar impune as atrocidades cometidas pelos nazistas durante a Segunda Grande Guerra, França, Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos assinaram um acordo que criaria o Tribunal Militar Internacional (MTI), mais conhecido como Tribunal de Nuremberg. Os Juízes e promotores públicos que atuaram nesse julgamento pertenciam a esses quatro países. As regras estabelecidas para definir quais os crimes seriam julgados, assim como as regras para os processos e para o julgamento, foram estabelecidas através da Carta de Londres.
HISTÓRICO
O órgão chamado de Tribunal Nacional de Nuremberg recebeu este nome por ter sido sediado na cidade de Nuremberg na Alemanha no período de 1945 a 1949. No processo foram julgadas 24 pessoas consideradas como as principais responsáveis pela guerra. Todos eram alemães e faziam parte da elite nazista. Durante o processo, os 24 acusados ficaram em celas individuais com seus respectivos guardas 24 horas por dia.
Os motivos alegados pelo pelos países aliados (EUA, Inglaterra, França e União Soviética) que levaram a julgamento os nazistas foram:
Crimes contra a paz violando tratados ou garantias internacionais. Crimes de guerra violando leis, incluindo mal tratos e deportações de populações civis, assassinato ou tratamento desumano de prisioneiros de guerra. Crimes contra a humanidade cometendo assassinatos, extermínio, escravização, deportações e outros atos desumanos cometidos por motivos políticos, raciais ou religiosos e Atos de agressão.
Foram inúmeras provas acumuladas durante o processo, que cometiam os acusados a crimes horrendos, as provas foram esmagadoras, tanto em questão de volume como detalhes. Sendo uma missão quase impossível, separar os pontos essenciais da evidência do que é inadequado, durante as