A produção do conhecimento científico
É um trabalho escrito, sistemático, porque pressupõe determinados aspectos construturais, organizacionais e temáticos, inerentes à formação de um cientista ou de um iniciante à prática e ao exercício da ciência.
“A ABNT define os elementos que compõe um artigo na norma NBR 6022 (ABNT, 2003), contudo, os periódicos costumam apresentar normas específicas para a publicação de artigos. Assim, quando o autor desejar submeter um artigo à apreciação do conselho editorial de um periódico deverá adequá-lo à normatização estabelecida pela revista”.
1.2.Características
* Primeiro contato com a sistematização da pesquisa e com a originalidade científica; * Pequeno tratado, de 12 a 20 páginas em que se discute um determinado tema; * Para alunos iniciantes será de 05 a 08 páginas. * Apresenta os resultados, sem a necessidade de ser inteiramente original.
1.3. Objetivos
* Mostrar uma nova faceta de uma teoria, de uma lei ou de uma nova verdade inerente a um fenômeno já, estudado. * Apresentar dados sobre a experiência profissional do estudante pós-graduando. * Divulgar estudos acerca de um tema caracterizando-se pela dimensão reduzida e publicação em periódicos ou revistas especializadas.
1.4. Elementos básicos para a elaboração do artigo
* A originalidade está condicionada à experiência do pesquisador, uma vez que o autor do artigo, necessariamente, ser iniciante. * Para um pós-graduando, será mais fácil apresentar uma pesquisa totalmente original, porque boa parte possui um requisito básico, qual seja, a experiência profissional. * O trabalho precisa ter o conteúdo, técnica de materializá-lo, concebê-lo, escrevê-lo; * Não busque aquilo que o trabalho não lhe exigir. Significa apenas conhecer de forma aprofundada o conteúdo estudado, analisado e descrito; * Faça corretamente aquilo que lhe for solicitado. Quer dizer, não corra