O jovem cristão e o sexo
Nas próximas postagens, estarei colocando um estudo que está sendo ministrado nas aulas da Escola Bìblica Dominical, na turma de Jovens, da 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Santo Ângelo.
**************************************
Talvez não exista um tema que mais interesse ao jovem cristão do que a questão sexual. Como ele deve se comportar frente às mudanças de paradigmas que a Igreja enfrenta hoje? Será que o que ele escuta, lê e vê sobre este assunto é a verdade? Tem relevância? Como um jovem cristão deve tratar este assunto no seu namoro, com seus pais, com os seus amigos? O que pensar? O que fazer? O que eu sinto é pecado? Será que o sexo é uma coisa "suja"?
Vamos caminhar um pouco pela história da criação do homem, seu propósito, o plano de Deus para o homem, em direção aos dias atuais. Como o sexo é visto por Deus? Qual é o grau de importância que devemos dar a este tema?
NATUREZA DO SEXO
Sexo é algo que não tem correspondência no mundo espiritual; não há nada equivalente ao sexo em Deus. É uma exclusividade dos seres criados, comuns aos homens e aos animais.
Deus criou macho e fêmea, com diferenças entre si, com o objetivo de eles se integrarem, e a Bíblia apresenta o fato como condição para a fecundidade, que é objeto de benção de Deus (Gn 1.28). A diferenciação sexual entre homens e mulheres, assim com o exercício da sexualidade, faz parte da criação original, da ordem cósmica. O próprio Deus, que estabeleceu esta ordem, achou-a muito boa, conforme podemos ler em Gênesis 1.31.
Nas origens da criação humana (Gn. 1 e 2), o homem não foi modelado como um ser andrógino (hermafrodita) . O próprio Deus viu que não era bom que o homem ficasse só (Gn 2.18), e nenhuma das outras criaturas poderia ser sua companhia (Gn. 2.19,20). Então, criou a mulher, para lhe ser uma ajudadora idônea.
E Adão, vendo a obra de Deus, a mulher que Deus lhe deu, ficou extasiado! "Essa sim é osso dos meus