O jesus histórico
Dentre os personagens históricos Jesus de Nazaré é sem duvida á o mais lembrado em todo o mundo, o homem que dividiu o calendário em dois, antes e depois do seu nascimento, e que plantou a semente de paz e esperança na terra, tornou-se o agente da maior revolução da humanidade.
É sabido que há poucas referências históricas sobre a vida de Jesus, sendo ela construída praticamente a base da história oral, por muito tempo houve especulações sobre a real existência de Cristo, hoje os questionamentos são outros, pois quase não há mais duvidas do Jesus Cristo físico, humano e sim de como e onde o mesmo viveu principalmente o que Jesus fez dos doze aos trinta anos, uma vez que as escrituras sagradas não contam a trajetória de Cristo desde a sua aparição no templo, onde ainda menino estava sentado nomeio dos doutores da lei, respondendo as perguntas que lhes eram feitas, despertando nesses homens admiração pela inteligência e modo como se comportava. Após esse episodio Jesus Cristo só aparece nos relatos bíblicos já com trinta anos, quando Cristo é batizado por João Batista e por sua vez retorna suas atividades publicas, tornando-se o protagonista a maior e mais fascinante história da humanidade.
Surge dai os questionamentos, o que teria acontecido com Jesus Cristo entre os doze e trinta anos? Como teria vivido Cristo nos dezoito anos que a Bíblia não conta?
Segundo estudos históricos e arqueológicos da sociedade da época, Jesus deve ter participado do bar mitzvah, ou seja, Cristo foi chamado ao templo para realizar a primeira leitura da Torah, isso aos treze anos, quando os judeus marcava a maioridade religiosa, Jesus provavelmente teve a mesma formação religiosa dos judeus da época, louvando assim outro profeta. É bem provável que Jesus tenha tido a mesma profissão de seu pai, José era carpinteiro e era comum na época os filhos desenvolverem a mesma profissões dos pais. Ainda nessas pesquisas podemos observar que Jesus teve pelo