O jesuitas
Os jesuítas eram padres da Igreja Católica que faziam parte da Companhia de Jesus. Esta ordem religiosa foi fundada em 1534 por Inácio de Loiola. A Companhia de Jesus foi criada logo após a Reforma Protestante (século XVI), como uma forma de barrar o avanço do protestantismo no mundo. Portanto, esta ordem religiosa foi criada no contexto da Contra-Reforma Católica. Os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil no ano de 1549, com a expedição de Tomé de Souza.
Objetivos dos jesuítas:
- Levar o catolicismo para as regiões recém descobertas, no século XVI, principalmente à América;
- Catequizar os índios americanos, transmitindo-lhes as línguas portuguesa e espanhola, os costumes europeus e a religião católica;
- Difundir o catolicismo na Índia, China e África, evitando o avanço do protestantismo nestas regiões;
- Construir e desenvolver escolas católicas em diversas regiões do mundo.
Podemos destacar os seguintes jesuítas que vieram ao Brasil no século XVI: Padre Manoel da Nóbrega, Padre José de Anchieta e Padre Antônio Vieira. Em 1760, alegando conspiração contra o reino português, o marquês de Pombal expulsou os jesuítas do Brasil, confiscando os bens da ordem.
A ordem dos jesuítas foi extinta pelo papa Clemente XIV, no ano de 1773. Somente no ano de 1814 que ela voltou a ser aceita pela Igreja Católica, graças ao papa Pio VII.
Quem são os jesuítas?
São os membros da Companhia de Jesus, uma organização religiosa que foi fundada em 1534 por São Inácio Loyola e São Francisco Xavier, os dois filhos de famílias nobres da Espanha que resolveram se dedicar à religião e à caridade.
O que ela faz? Para que serve?
A missão dos jesuítas é se dedicar a evangelizar (apresentar a Bíblia) e converter a quem não é católica e cuidar dos pobres e doentes. Os jesuítas são famosos por terem espalhado catolicismo pelo mundo todo, inclusive aqui no Brasil. Também se fala muito no voto de pobreza - eles recusam posses materiais e vivem de maneira