O Jardim de Veredas que se Bifurcam
Curso de Graduação em Letras Português/Literatura
O Jardim de Veredas que se Bifurcam
Nathaly Guatura
Pelotas
2014
O Jardim de Veredas que se Bifurcam Neste conto, Borges narra a história de um espião de origem chinesa contratado pelo Império Alemão durante a primeira guerra mundial. Seu objetivo é transmitir uma mensagem secreta e primordial a seu superior antes de ser capturado pelos britânicos.
Entretanto, o foco temático dessa narrativa se encontra no meio em que Yu Tsun encontra para conseguir efetuar com sucesso a transmissão de sua mensagem. O espião segue, de trem, para outra cidade, procurando chegar até a casa do doutor Stephen Albert como parte de seu plano para poder fazer ser entendido seu recado, “não pela Alemanha” em suas próprias palavras, mas sim para “provar que um amarelo podia salvar os exércitos alemães”. Ao chegar até a casa do inglês Stephen Albert, começa-se a tratar da história de vida do bisavô de Tsun, que enquanto governador renunciara ao poder para dedicar-se à escritura de um romance que prometia total popularidade e também à construção de um labirinto que fizesse com que qualquer homem se perdesse.
O triste fim do antepassado do espião é que o mesmo fora assassinado por um forasteiro após treze anos de dedicação a esses projetos, os manuscritos de seu romances foram encontrados e considerados completamente insensatos ao mesmo passo que a estrutura de seu labirinto jamais fora encontrada.
O anfitrião de Yu Tsun dedicou-se a decifrar o mistério que envolvia a história de Ts’ui Pen, bisavô de Tsun, chegando a conclusão de que o autor do romance nomeado O Jardim das Veredas que se Bifurcam havia se dedicado à construção do escrito e do labirinto, que seriam uma apenas obra, um só projeto, de forma que o romance seria o próprio labirinto.
O desfecho da história se dá após a discussão e compreensão da temática tratada dentro do romance do bisavô do