O interior de Roca Sales
ENSINO MEDIO POLI TÉCNICO
Conhecendo a Região Alta do nosso Município
Thainam dos Santos
Mayara Ribeiro Andrades
Tainá Inês Crescencio
Bruno Matheus da Silva
Relatório do Projeto de Pesquisa
Disciplina de Seminário Integrado
Professora Maria LuisaG. Schuh
Roca Sales, Setembro de 2013
Introdução
O presente texto tem o propósito de narrar uma experiência vivida pela Turma 103, da Escola Estadual de Ensino Básica Padre Fernando a uma localidade do município de Roca Sales. Este se situa a 143 km da capital Porto Alegre e tem uma população de 10.287 (censo IBGE 2010), sua área é de 208, 486 km² e o município vive da avicultura, e no centro da cidade predominam as indústrias calçadistas e outras. Já no interior moram os pequenos agricultores.
A colonização da área começou por colonos alemães em 27 de maio de 1881, na área que pertencia ao município de Estrela. Colonos italianos também vieram da região de Garibaldi e Bento Gonçalves, assim como minorias portuguesas. O nome surgiu de uma homenagem a um evento de 1899, quando o presidente da Argentina , o general Julio Argentino Roca visitou o Brasil e teve a visita retribuída em 1900 pelo presidente brasileiro, Campos Sales. A cidade é banhada pelo Rio Taquari.Ao nosso grupo coube a responsabilidade de descrever sobre a comunidade João Abott-Violanda.
DESENVOLVIMENTO
Ao chegarmos ao local, nossa primeira atividade foi entrevistar a professora aposentada Mercerdes Padoan Scottá e sua mãe, Olga Padoan, que nos falaram sobre a comunidade e seus habitantes. Segundo elas, os primeiros moradores a se radicarem na região das comunidades Santo André, Marechal Hermes e João Abott – Violanda foram os Zanchet, Soave, Bombassaro, Gheno, Belina, Furlanetto, De Mari, Gioia e Pasini.
A primeira escola chamava-se Escola Estadual Dom Pedro I, construída há cerca