O Indivíduo e a Sociedade
Os cinco principais agentes de socialização são: a família, a escola, os grupos de “status”, os meios de comunicação de massa e os grupos de referencia.
A família é o principal agente, é o básico e, porém o mais importante, com maior influência sobre o indivíduo, este tem a família como influência desde que nasce e na maior parte da vida.
A escola ensina a criança a lidar com uma grande organização, onde as relações sociais são diferentes da familiar. Aprendem regras, tem contato com burocracia, e é lá que são reconhecidas pelo seu desempenho.
Os grupos de “status” aumentam sua importância no processo de socialização, conforme a idade vai passando. Grupos pequenos na mesma faixa etária são fundamentais aos adolescentes.
Os meios de comunicação de massa – televisão particularmente – são novos agentes de socialização. De um lado a violência estimula comportamento agressivo, e as cenas de sexo incentivam certa exploração do homem em relação à mulher. Por outro lado, tem incentivo quanto a comportamento positivo, por exemplo, programas voltados para preocupações sociais e ambientais.
Os grupos de referencia servem de modelo de comportamento ao longo da vida do individuo, e podem ter papel positivo ou negativo.
Socialização
É na infância onde temos a chance de tudo na vida. Portanto tudo começa na infância. A criança é como um CD virgem, o que gravar nele ficará ali para sempre.
Uma criança deve ter a vida mais saudável possível, deve ter uma boa alimentação, deve ir à escola, brincar, e principalmente ter regras. Assim sendo se tornará um adulto tranqüilo.
Mas, infelizmente nem sempre é assim, existem crianças que convivem com muita violência, sem regras, sem estudos, então como será o futuro de uma criança criada nessas condições? A reposta é evidente, será um adulto sem condições sociais.
O meu melhor exemplo de vida é minha família. Tenho muito que agradecer, tive uma influencia religiosa. Minha família segue uma boa