O individuo e a sociedade
Relações sociais que se estabelecem a partir de status definidos em termos de prestígio social. Sendo assim, o individuo conquista a sua posição social na vida em sociedade.
O Status do indivíduo acaba por determinar o comportamento, além de definir normas de condutas para serem seguidas, onde o mesmo pode passar a ser admirado ou de recriminado.
Analisando o que Reinaldo Dias, podemos ter um grande conceito de socialização, quando é descrito o individuo e a sociedade, tendo como principais agentes a família e a escola.
A família tem uma participação maior neste ciclo, pois socializam seus filhos a partir de seu nascimento, predominância seus valores, costumes e tradições culturais e religiosas.
Já a escola de um modo geral apresenta formas de socialização diferente do núcleo familiar, pois abre um leque de novos contatos com pessoas, culturas e costumes diferentes da que aprenderam em casa. Tendo como conhecer as experiências que as outras crianças vivenciaram no meio familiar.
Hoje em dia como criança ou adulto que acabamos de uma forma ou de outra passando por situações boas e ruins, pois devido às culturas serem diferentes umas das outras.
Os aspectos comportamentais na sociedade demonstram o quanto à família é importante como base, devido aos valores familiares, pois hoje temos vistos alunos do primário agredindo verbalmente e até física os próprios colegas e até aos próprios professores.
O que podemos avaliar, que atitudes ruins como essas só aumentam, e pioram gradativamente no decorrer dos anos dos indivíduos. Por isso os principais envolvidos precisam analisar mais profundamente e criticamente tais ações.
É claro que não podemos continuar ignorando a importância fundamental da família na formação e educação de crianças e