o imperialismo africano e asiatico
Questões de Vestibulares - Simulados
Aulas em P. Point
Metodologia
Vídeos Históricos
Livros e Apostilas para Baixar
Home » História Geral » Imperialismo - Partilha da África e da Ásia - Neocolonislimo
Imperialismo - Partilha da África e da Ásia - Neocolonislimo
Postado por Jarlison Augusto
Impulsionados pela crise de superprodução de 1873, os países industrializados organizaram e puseram em prática uma nova política expansionista, o Imperialismo – ou neocolonialismo. Essa prática permitiu ao grande capital europeu buscar novos mercados consumidores, matérias-primas e escoadouros para o excesso de capital acumulado na Europa. Nessa nova política de expansão, aparece um novo elemento: desta vez a presença das grandes empresas superaria a dos governos na empresa neocolonial.
O Imperialismo (1870-1914)
O Imperialismo foi a política de expansão de uma nação sobre outras(s) seja por meio da aquisição territorial, seja pela submissão econômica, política e cultural de outros Estados, que teve início a partir da Segunda Revolução Industrial. O Imperialismo pode também ser entendido como o movimento do grande capital financeiro em busca de novos mercados na Ásia, na África e na América Latina. Os Estados e os grandes industriais europeus foram os principais encarregados desse movimento. Em busca principalmente de matéria-prima, mercado consumidor e mão-de-obra barata, a expansão imperialista não se deu de maneira uniforme, podendo a dominação econômica ser ou não acompanhada de ocupação político-militar do território dominado.
África anterior ao Imperialismo
Na África anterior à incursão imperialista existia uma grande diversidade de povos e costumes. Apesar das áreas onde predominavam sistemas coloniais tradicionais como nas regiões litorâneas de Angola e da África do Sul ou na região mediterrânea, com a ocupação do já decadente Império Turco-otomano, a maior parte do continente africano ainda permanecia livre da dominação estrangeira,