O Impacto Do S Dio Na Nossa Popula O
Rio, 12 de julho de 2013.
Professor: A. César Consulli.
Disciplina: Físico Química.
Aluna: Flaviane Leal e Camila Assis.
Turma:ELE131
Sódio
Introdução:
O sódio é um elemento químico de símbolo Na, de número atômico 11 (11 prótons e 11 elétrons) e massa atômica 23 u. É um metal alcalino, sólido na temperatura ambiente, macio, untuoso, de coloração branca, ligeiramente prateada. O sódio metálico emprega-se em síntese orgânica como agente redutor. É também componente do cloreto de sódio (NaCl) necessário para a vida. É um elemento químico essencial.
O Papel do Sódio no Organismo:
A principal função do sódio é regular a quantidade de líquido extracelular, ele controla a quantidade da água que fica dentro e fora das células, mantendo as hidratadas na medida certa para que elas funcionem bem.
O aumento da quantidade de sódio no organismo provoca uma alteração nesse equilíbrio de líquidos. E pode levar a hipertenção arterial. Quadros crônicos de hipertenção podem levar a infartos e a acidente vascular cerebral.O excesso de sódio também causar pedra dos rins.
Recomendação do sódio:
A recomendação de sódio segunda a OMS é de menos 2g por dia. Sendo que este número pode variar de acordo com a idade.
Mecanismo de Na+/K+ (Impulso nervoso):
É um impulso elétrico que se origina das alterações nas cargas elétricas das superfícies interna e externa da membrana celular.
A bomba de sódio (Na+) e potássio (K+): Seu funcionamento dar-se na proporção de que para Bomba cada três íons Na+ bombeados para o liquido extracelular, apenas dois íons de K+ são bombeados para o liquido intracelular, causando um déficit negativo no interior da célula e caracterizando assim um transporte ativo, pois os movimentos dos íons vão contra o gradiente de concentração, visto que há maior concentração de Na+ no meio extracelular e K+ no meio intracelular.
O Macarrão Instantâneo:
Por ser um alimento prático