o impacto das tecnologias
Considera-se um dos setores mais afetados pela automação e pelas mudanças organizacionais, a força de trabalho nas organizações devido a rapidez com que as empresas têm implantado novas tecnologias, levou-as a buscar mão-de-obra especializada, habilidades polivalente, criativa, voltada para participar e solucionar problemas. Porém, os treinamentos oferecidos pelas empresas caracterizam-se pela realização de tarefas mecanicistas e rotineiras na maioria das vezes.
Este artigo trata-se de uma análise dos impactos das mudanças tecnológicas e organizacionais na composição da força de trabalho e na qualificação dos trabalhadores de três empresas agroindustriais de Minas Gerais, na perspectiva dos dirigentes empresarias, supervisores, executivos de recursos humanos e dirigentes sindicais.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Fundamenta-se o referencial teórico em análises das transformações mundiais ocorridas nos últimos anos referentes aos processos de globalização, e os impactos das mudanças tecnológicas e organizacionais na força de trabalho e busca de qualificação dos trabalhadores para enfrentar a competitividade do mercado.
2.1 Progresso econômico e social no mundo globalizado
O termo globalização é de uso recente, porém o fenômeno que ele nomeia é antigo. Beck (1999) considera globalização como um processo em que os Estados Nacionais vêem a sua soberania, sua identidade, suas redes de comunicação, suas chances de poder e suas orientações sofrerem a interferência cruzada de atores