O Impacto da sociedade de informação na vida quotidiana
Quotidiana
Disciplina: Filosofia
Informação
É a coesão de dados organizados aos quais são atribuídos significados e contextos de modo a adquirirem um valor adicional;
É o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que representa uma modificação no conhecimento do sistema que a recebe.
Conhecimento
• É a perceção e compreensão de um conjunto de informações e de como essas informações podem ser uteis para uma tarefa especifica;
• No conhecimento temos dois elementos básicos: o sujeito (cognoscente) e o objeto (cognoscível), o cognoscente é o indivíduo capaz de adquirir conhecimento ou o próprio indivíduo que possui a capacidade de conhecer. O cognoscível é o que se pode conhecer.
• O conhecimento é o resultado da interpretação e seleção crítica das informações obtidas, sendo muito mais sólido que a informação.
Diferença entre informação e conhecimento • Informação é meramente a declaração de fatos, ações ou divulgações em si, porém, o conhecimento é a interpretação e aprendizagem das informações obtidas, com seleção crítica do que devemos absorver.
Sociedade de Informação
Surgiu no fim do século XX sendo uma sociedade em constante mudança;
A informação contribuí para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos;
Nesta sociedade a informação chega a todo o lado com enorme rapidez e é difícil ficar fora dela.
Se por um lado os meios de comunicação levam a uma melhor qualidade de vida dos cidadãos, por outro lado, figuram um cenário controverso que a destrói.
O Excesso de Informação
Atualmente há excesso de informação e, por vezes, escassez de conhecimento.
Cada vez mais o volume de informação que é publicado na internet é maior e a isto junta-se o aumento das pessoas que têm acesso à internet o que pode levar a um problema:
Serão essas pessoas capazes de selecionar as
melhores