O Imp rio dos Mwenemutapas
2602 palavras
11 páginas
1. IntroduçãoO presente trabalho tem como titulo o império dos Mwenemutapas, e é parte integrante da disciplina de Historia.
Neste trabalho irei tratar do império dos mwenemutapas em que trarei a historia deste estado centrando-se no seu surgimento, organização, base económica, ate as causas que levara ao seu declínio.
Para a elaboracao deste trabalho recorre a manuais de historia de Mocambique, disponíveis na biblioteca.
2. A comunidade aldeã
A actividade produtiva essencial das comunidades aldeãs Chona baseava-se na agricultura. Os principais cereais cultivados eram aMapira, a mexoeira, o naxemim e o milho. Ao longo dos rios e sobretudo na zona costeira e solos aluvionares, cultivava-se oarroz, usualmente para venda. O nível das forças produtivas ainda era baixo. Nos trabalhos agrícolas utilizavam a enxada de cabo curto e a agricultura praticava-se sobre queimadas. A pecuária, a pesca, a caça, bem como o artesanato surgiram como apêndices complementares da agricultura, submetendo-se aos imperativos do ciclo agrícola.
O trabalho nas minas aparecia como imposição do exterior (da aristocracia dominante ou de comerciantes estrangeiros), não fazendo parte integrante da actividade produtiva normal. Com o decorrer do tempo, a penetração árabo-persa e portuguesa trouxe novas necessidades (bens de prestígio), as quais voluntária ou coercivamente levavam a população das comunidades a praticar a mineração do ouro em escala considerável. O ouro localizava-se nas regiões como: Chidima, Dande, Butua e Manica
As Mushas que integravam no geral uma família no sentido lato ou um grupo de famílias com o mesmo antepassado, o muri, viviam num regime de auto-subsistência e estavam fundamentalmente orientadas para a produção de valores de uso. Todas as relações entre os membros da sociedade Chona, ao nível das Mushas, eram fundadas no parentesco.
Acima das Mushas, como entidade superior erguia-se a aristocracia dominante.
3. Aristocracia dominante
Na sociedade Chona, o Estado