O IEE
O IEE – Institute of Electrical and Electronic Engineers (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) é uma grande organização profissional dedicada a ciência e tecnologia da eletricidade, eletrônica e da computação que beneficia a humanidade e a profissão; que colabora com o avanço mundial fazendo com que aconteça a engenharia de desenvolvimento, criação, integração e compartilhamento.
A organização foi criada nos Estados Unidos em 1884 sendo dirigido por uma Diretoria e um Comite Executivo e hoje é uma das maiores organizações do mundo quando se fala em número de sócios, tendo mais de 400.000 associados entre pesquisadores, cientistas e engenheiros em torno de aproximadamente 150 países.
O IEE no Brasil
Logo no início, na década de 60, geralmente só havia uma seção do IEE por cada país, com exceção apenas dos EUA. Porém o Brasil (por ser um país de grande extensão) teve dificuldade para reunir os vários profissionais de cada estado e no entanto o que levou as pessoas conhecerem o a Instituição foi a revista Spectrum que era lida pelos engenheiros de todo o país.
No começo a seção tinha poucos membros mas com o tempo atraiu membros de todas as empresas e hoje o Brasil possui 5 sessões do IEE das 333 existentes no mundo, que são elas:
Seções do IEEE
Estados envolvidos
Bahia
BA, PE, PB, CE, RN, AL, SE, PI, MA
Minas Gerais
MG
Rio de Janeiro
RJ, ES
Centro-Norte Brasil
DF, GO, MT, MS, PA, TO, AM, RO, RR, Brasília, AC, AP
Sul Brasil
SP, SC, PR, RS
A IEEE 802 é uma norma que tem como objetivo definir uma padronização para redes locais e metropolitanas das camadas 1 e 2 (Física e Enlace) do modelo OSI para padrão de redes. As normas cuidam de diversos tipos de redes como Ethernet, rede sem fio, fibra ótica dentre outros.
802.1 - Gerência de rede.
802.2 - LLC (Logical Link Control).
802.3 - Ethernet e especifíca a sintaxe e a semântica MAC