O homem e a terra
1. Introdução 3
2. O Homem a Terra 4
3. O Universo 4
3.1 Cosmologia 4
3.2 A Teoria do Big Bang 4
3.3 Modelo geocêntrico 5
3.4 Modelo heliocêntrico 5
4. A evolução do planeta Terra 5
4.1 A vegetação 5
4.2 A crosta terrestre 6
4.3 Placas tectónicas 6
4.5 O clima 7
5. O aparecimento da vida 7
5.1 A evolução do homem 8
5.1.1 Australopithecus 8
5.1.2 Homo habilis 8
5.1.3 Homo erectus 9
5.1.4 Homo Sapiens 9
6. Conclusão 10
7. Bibliografia 11
Introdução
O tema do nosso trabalho é “O homem e a Terra”, tendo como objetivo principal o aprofundamento dos conhecimentos sobre o Universo, o aparecimento da Terra e da Vida. Pretedemos compreender a intereção do homem com a Terra desde o seu aparecimento.
O desenvolvimento do trabalho passará por compreender os estudos de cientistas e matemáticos como Cláudio Ptolomeu, Aristóteles, Nicolau Copérnico, Louis Leakey entre outros.
Resolvemos começar a falar sobre o Universo e suas teórias, e continuar sobre a origem da Terra e a evolução do homem.
2. O Homem a Terra
Há milhares de anos o homem tem ocupado, habilitado e organizado o meio, isso vem acontecendo desde o homem primitivo até o actual. O homem surgiu de uma mesma origem, independentemente da cor ou raça, pois viemos de um ancestral comum. Por causa da divergência acerca da origem do homem, o mundo intelectual colocou duas propostas em evidência: a teoria do criacionismo e a do evolucionismo. Criacionismo: Teoria que estabelece uma ligação entre Deus, criador do mundo, e as variadas explicações criadas pelo homem para justificar os fenómenos e os complexos enigmas existentes. O criacionismo é a justificativa da criação dos céus e da Terra e tudo que nela está há, da forma relatada na Bíblia, em Gênesis, quando Deus criou tudo em seis dias. Evolucionismo: Na teoria evolucionista o homem e toda Terra seria