A terra dos homens na era digita
[1] A TERRA DOS HOMENS NA ERA DIGITAL
OS QUESTIONAMENTOS DOS ÚLTIMOS QUARENTA ANOS OS RESULTADOS ATÉ ENTÃO CONSEGUIDOS PELA GEOGRAFIA?SEMPRE SE TEM NECESSIDADE DE CARTAS, DE PLANTAS, DE SISTEMAS GEORREFERENCIADOS.
COMO CONSTRUIR A GEOGRAFIA NUM MUNDO EM QUE AS DISTÂNCIAS PESAM MENOS?
A GEOGRAFIA ECONÔMICA, A GEOGRAFIA POLÍTICA E A GEOGRAFIA SOCIAL NÃO DESAPARECERAM EXCLUSIVAMENTE PELO FATO DE OS COMPORTAMENTOS E OS PROCESSOS QUE ELAS ANALISAM TRAZENDO A MARCA DAS CULTURAS.
[2] A DIMENSÃO ECOLÓGICA: SALVAR A TERRA DOS HOMENS
AS MUTAÇÕES DOS ÚLTIMOS QUARENTA ANOS DÃO A GEOGRAFIA UMA DIMENSÃO CRÍTICA QUE ELA, ATÉ ENTÃO, TINHA EM LARGA ESCALA IGNORADO. ELA SE DEDICA NOVAMENTE AOS LAÇOS QUE EXISTIAM ENTRE OS HOMENS E O MEIO AMBIENTE. O PROBLEMA NÃO CONSISTE EM SABER SE É O HOMEM OU A NATUREZA QUE COMANDA. E É GRAÇAS A ESTA QUE ELES TOMAM CONCIÊNCIA DAS DINÂMICAS QUE ELES NÃO COMANDAM MAIS DA QUAL DEPENDEM. UMA PARTE DA REFLEXÃO EPISTEMOLÓGICA VERSA SOBRE O DIÁLOGO QUE SE INSTAURA ENTRE O HOMEM E OS MEIOS EM QUE ESTE VIVE, OU QUE VISITAM OU TIRAM PARTIDOS. OS HOMENS FAZEM PARTE DA NATUREZA, NA QUAL ELES SE INSEREM E DA QUAL TIRAM PARTIDO PARA ASSEGURAR SUA SUBSISTÊNCIA. A EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA, A EVOLUÇÃO DO NÍVEL DE VIDA E O AUMENTO DE CONSUMO IMPÕEM OUTRAS ATITUDES: O FUTURO ECOLÓGICO DO PLANETA ESTÁ NAS MÃOS DOS HOMENS. CABE A ELES AGIR DE MODO A QUE ESTE CONTINUE SENDO ACOLHEDOR PARA NÓS.
[3] O IMPACTO