Lógica
Lógica de Programação é a utilização da Lógica para a construção de soluções para resolver problemas de programação.
Lógica é a arte de pensar corretamente e, visto que a forma mais complexa do pensamento é o raciocínio, a Lógica estuda ou tem em vista a "correção do raciocínio". Assim, a Lógica ensina a colocar Ordem no Pensamento. [FOR 93]
Todo e qualquer problema de programação, em que se vai executar determinadas operações, dentro de certas condições pré-estabelecidas, exige que se estude previamente uma solução em que se emprega a Lógica.
Modernamente, alguns programas são escritos, em determinadas linguagens de programação, onde seus autores acreditam que seria dispensada a etapa de planejar a lógica do programa. Esta é uma forma equivocada de trabalhar, e denota desde já, a falta de qualificação, conhecimento e profissionalismo deste indivíduo, que não pode ser chamado de profissional. Muitas vezes é conhecido como "micreiro", haja vista que este perfil costuma acontecer mais em instalações onde existe alguns poucos microcomputadores.
Assim, o planejamento prévio de uma solução, antes de ser levada à linguagem de programação, além de ser um procedimento técnico adequado é a quase certeza de que quando implementada na linguagem de programação, a solução funcionará já nos primeiros testes. A argumentação daqueles que querem "queimar etapas" é que se perde muito tempo com planejamento e estudo da lógica, e que se deveria partir de imediato para a escrita na linguagem de programação. Pode-se afirmar com muita segurança, que o tempo extra que será gasto para testar sucessivas vezes o programa, do qual não se fez estudo prévio da lógica, será muito maior do que o tempo gasto por um profissional que "gastou" tempo estudando a lógica.
2 - Ferramentas usadas em Lógica de Programação
Ao longo de décadas foram desenvolvidas diversas ferramentas e técnicas para estudo e aplicação da Lógica em programas de computadores. Entre estas