O HOMEM E A SOCIEDADE
SOCIEDADE
O HOMEM
Existem várias respostas para a questão do surgimento do ser humano na terra. Uma delas foi elaborada pela tradição religiosa e que se encontra na Bíblia, segundo essa visão religiosa, conhecida como Criacionismo, o que diferencia o ser humano das demais criaturas viva é a espiritualidade que se manifesta no desenvolvimento de características como inteligência, vontade, sentimento, linguagem elaborada, imaginação artística e senso moral.
A visão criacionista sobre a origem humana predominou até o século XIX. Em 1859 após muitos anos de observação e estudo da natureza, o Cientista Charles Darwin, propôs que as espécies evoluíram a partir de um ancestral em comum.
1.1.
EVOLUCIONISMO
É uma teoria elaborada e desenvolvida por diversos cientistas para explicar as alterações sofridas pelas diversas espécies de seres vivos ao longo do tempo.
A primeira teoria consistente da evolução veio do naturalista francês Jean-Baptiste
Lamarck. Sua teoria compreende dois postulados principais: a lei de uso e desuso dos órgãos e a lei de herança dos caracteres adquiridos. De acordo com a primeira lei, um órgão se desenvolve com o uso, e se atrofia quando não é usado. Pela segunda lei, as características que um individua adquirem pelo uso ou pela atrofia são transmitidas aos seus decentes.
A teoria de Charles Robert Darwin já foi considerada a mais revolucionária da história das ciências, suas ideias básicas são: O processo de evolução das espécies é gradual e continuo. Todos os seres vivos descendem, em última instancia de um ancestral em comum. E a seleção natural, os indivíduos mais adaptados ao meio ambiente conseguem melhor resultado na luta pela sobrevivência.
A teoria atualmente aceita para explicação da evolução é neodarwinismo, ou teoria sintética. Que foi batizada pelo biólogo Julian Huxley, segundo ele, a evolução não depende apenas da seleção natural, mas também da mutação genética e do isolamento geográfico.
Apesar de equivocada, a