o homem e a sociedade
1. Condição humana
Na filosofia, o conceito de condição humana diz respeito às formas de vida que o homem impõe a si mesmo para sobreviver e as condições variam de acordo com o lugar e o momento histórico do qual o homem é parte. Deste modo, o homem é condicionado de diversas formas, sendo elas pela família, amigos, ou pelo seu contexto histórico onde ele vive. Com isso, esses aspectos são determinantes para definir a situação de vida do homem.
Assim, relacionando com este conceito a realidade da sociedade brasileira, as condições de vida humana refletem um problema evidente: a desigualdade social. Fatores econômicos, sociais e ideológicos interferem na vida do cidadão, envolvendo assim, nas condições de vida precárias da maioria da população.
2. Desenvolvimento social
Desenvolvimento social consiste na evolução dos componentes da sociedade, capital humano, e na maneira como estes se relacionam, capital social. Sendo assim sociedade é composta pelo capital humano e o seu relacionamento (capital social).
Deste modo, investir no desenvolvimento da sociedade, serve para melhorar a qualidade de vida e as condições em que vivem a população pois , considera-se uma nação socialmente desenvolvida, quando sua população é detentora de uma ótima qualidade de vida e justiça social. Apesar de todo o investimento do governo em relação ao desenvolvimento da sociedade, ainda é necessário que tenha maior empenho na educação, pois através dela, é possível constituir uma sociedade mais justa e menos desigual. Pois “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”
3.Cidadania
O termo cidadania tem origem etimológica no latim civitas, que significa "cidade". Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Em Direito, é a condição da pessoa natural que, como membro de um Estado, encontra-se no gozo dos direitos que lhe permitem participar da vida política, e dos deveres