O homem e seu papel no mundo
Disciplina: Antropologia, Ética e Cultura.
Tutor: Deucyr João
Aluno: Monique Leite Silva
RA: 1114656
Data da entrega: 04/03/2013 à 11/03/2013
Atividade: Portifólio
Tema: O homem e seu papel no mundo.
O homem no decorrer da história vem evoluindo constantemente, mas temos que ressaltar que muitas vezes ele não sabe qual o seu papel no mundo e quem ele é. Vivendo em uma sociedade onde o neoliberalismo dita as regras, podemos dizer que o homem não se conhece em sua totalidade, a não ser que ele faça uma reflexão filosófica de si mesmo.
Assistindo ao vídeo “Você sabe com quem está falando?”, percebi que não podemos nos exaltar como uma pessoa superimportante ao ponto de passar por cima de nossos valores, ética e cidadania, que se resume ao respeito ao próximo e ao mesmo tempo ter consciência que temos um papel importante ser cumprido aqui.
Como vimos, a sociedade atual tem tratado o ser humano como simples objeto de consumo, neste sistema capitalista onde ter é melhor que ser, devemos ficar atentos a nossa atitude em relação ao próximo, e observar se estamos tendo uma atitude humanitária ou tecnicista.
Com este sistema capitalista, onde as pessoas dão importância ao consumo excessivo e de qualquer forma tentam satisfazer suas necessidades ilusórias, acredito que o papel do homem é fazer a diferença, ou seja, andar na contramão das regras e imposições neoliberalistas que levam as pessoas a serem competitivas onde visam somente o lucro e não pensam de forma humana.
Para fazer a diferença temos que olhar o homem como ser humano, pois ele não está sendo valorizado como se deve e para isso devemos praticar a cultura, o respeito, a amor e a justiça. O homem para ser valorizado, ele precisa ser conhecido em sua totalidade como um ser único e insubstituível e que deve tratar o próximo como ele gostaria de ser tratado respeitando sua cultura, religião e forma de pensamento.
Outra forma de realização do ser humano é o convívio em sociedade,