Papel do homem no mundo
Ao longo da história o homem vem exercendo diferentes papeis. O ser humano tem sido influenciado por interesses econômicos, políticos e sociais passando por várias influências de pensamentos ao longo da mesma.
Na idade média em uma sociedade teocrática em que sua segurança estava na fé em Deus, o ser humano já buscava o sentido da sua existência. No renascentismo o homem já começa a se questionar sobre o seu ser e o sentido de sua criação. Na Idade Moderna a religião é substituída pelo racionalismo, até chegarmos a pós-modernidade onde o homem não encontra mais nenhuma segurança para sua vida, olhando apenas para o lado materialista.
Esse contexto atual chamou de sociedade neoliberal, existente praticamente no mundo inteiro. Os Homens tem se tornado como máquinas que produzem e consomem. Não tendo valor aquele que não se enquadra em pelo menos em um desses dois aspectos. Esta abertura antropológica do papel do Homem pelo mundo e a concepção do valor de sua existência atual nos mostra um novo conceito para o sentido da vida do estudo e da ciência. Como homens e futuros educadores devemos exercer um papel neste meio onde a nossa responsabilidade seja de ter uma essência influenciadora contrária a esta sociedade pós-moderna.
É certo que somos produtos do meio de onde crescemos e vimemos e a todo tempo somos influenciados. Uma coisa é sofrer influência e outra é ceder a elas. A forma que as pessoas vivem apenas pela razão e a educação não são suficientes para alcançar o sentido da vida. O aumento na quantidade de comunicações e a maior integração entre os seres humanos não necessariamente tornou a vida mais fácil. As sociedades no planeta se tornaram cada vez mais complexas e envolvem cada vez mais pessoas que não são capazes de atingir algum entendimento entre si sem que haja uma influência externa. Hoje a mídia e os meios de comunicação tem exercido essa influência tirando a capacidade do ser humano de pensar por