O homem não pode deixar-se reduzir por quaisquer aspectos. Deve, sim, incorporá-los. Cada passo de sua jornada acaba levando para sua identidade e unidade pessoal: ele deve ser aquilo que é.
Atividade do Portfólio
O homem não pode deixar-se reduzir por quaisquer aspectos. Deve, sim, incorporá-los. Cada passo de sua jornada acaba levando para sua identidade e unidade pessoal: ele deve ser aquilo que é.
A falta de sentido vital e a grande ausência de valores retratam o individualismo e a indefinição que caracterizam a vida contemporânea. Com essa situação complexa, o homem acaba ficando sem natureza, sem Deus, sem história e sem moral. O que o faz eleger o nada como pretenso sentido da vida. É nessa lacuna de objetivo, que nasce a responsabilidade da escola pelos novos sentidos e valores existenciais da pessoa humana. Como fim, nunca como meio.
Esta ausência de objetivos, essa perda de identidade, acaba trazendo consequências profundas para o indivíduo e para a sociedade. O profissional da área de seleção de pessoal tem se defrontado com essa problemática na dificuldade cada vez mais acentuada de escolha entre os jovens candidatos. Problemática esta constatada por especialistas em pesquisas acadêmicas sobre orientação vocacional.
As universidades, por exemplo, que são instituições inicialmente pensadas para produzir e divulgar conhecimentos, ficam presas às suas raízes e precisam encontrar sua identidade e função em um novo cenário acadêmico e social. Defasada com relação às principais características da sociedade contemporânea, a universidade precisa repensar de forma profunda sua função e identidade no momento atual. Um dos aspectos desse processo deve ser a recuperação de sua função crítico-cultural.
A universidade subordinou-se às normas do mercado, passando a instrumentalizar pessoas para determinadas tarefas ao invés de formar indivíduos. O próprio indivíduo abriu mão de si mesmo, de sua formação como ser humano global (que conhece, sente, ama, chora e sofre) para atender exclusivamente aos requerimentos do sistema tecno-econômico. Ficou reduzido a uma função no sistema
A informática, com sua agilidade e