A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL SOB A ÓTICA DA PERSPECTIVA HUMANA
A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL SOB A ÓTICA DA PERSPECTIVA HUMANA E SUBJETIVIDADE: um estudo de caso sobre a formação e o comportamento de grupos espontâneos em uma empresa do setor de TI na cidade de Ribeirão Preto.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Pós-Graduação da UNIP Universidade Paulista, Campus de Ribeirão Preto - SP, como requisito para graduação no Curso de MBA em Gestão Empresarial.
Orientador: Prof. Marcos Eduardo de Mattos
RIBEIRÃO PRETO
Maio, 2013
Dedicatória
A Deus.
A minha família, a minha esposa Débora e as minhas filhas Isadora e Emanuela, pelo apoio e incentivo.
RESUMO
Este trabalho aborda a perspectiva humana nas estruturas organizacionais. A subjetividade, muitas vezes deixada de lado, é essencial para o indivíduo em todas as áreas de sua vida, inclusive no trabalho. Quando esta dimensão é ignorada ou suprimida, surgem problemas psicológicos que prejudicam as relações profissionais e pessoais do indivíduo. Para combater estas agressões, ele procura reconstruir sua identidade nas relações informais, onde há liberdade para a manifestação espontânea. As organizações que abrem espaço para esta atitude dos funcionários têm como recompensa uma equipe com a capacidade de inovar e de oferecer soluções criativas para problemas do cotidiano.
Palavras-chave:
Comunicação Organizacional – Perspectiva Humana – Subjetividade – Grupos Espontâneos.
ABSTRACT
This review refers to the human perspective in organization’s formation. The subjectivity, most of time treated as something not so important, is essential in all parts of person’s life, including its work environment. When this dimension is reduced or ignored, psychological problems began and prejudice personal and work relations. To fight against this aggression, the person reconstruct its