o homem conquistador
O HOMEM: um conquistador
Questão discursiva (TG)
A figura a seguir representa o Homem: um conquistador.
Sobre a figura, podemos deduzir que o homem dominou a natureza e empreendeu um tremendo avanço tecnológico, porém, experimentou evolução bem menor no que diz respeito à consciência, pois ainda se observam conflitos nas relações humanas, a paz mundial está em constante perigo, a vida do planeta ameaçada etc. Discuta sobre a condição humana e como ela não é natural, mas uma conquista cultural e ética.
Comentário: O aluno pode mostrar como o homem é considerado evoluído em relação à tecnologia, mas ainda há muito a conquistar em relação à condição humana. Essa condição envolve atitudes, valores e ética. Trata-se de uma escolha e pode ser desenvolvida.
O HOMEM: UM CONQUISTADOR O homem em sua necessidade de adaptação e busca por melhores condições de vida, está em constante desenvolvimento. Desde os primórdios o ser humano procura formas de se tornar dominante, imune até mesmo de si próprio e de seus semelhantes. Suas tecnologias vêm avançando cada vez mais e de forma desplanejada, agredindo bruscamente o meio em que vive, ocasionando a extinção de várias espécies, ameaçando a vida do planeta e do próprio homem.
A figura acima mostra que o homem conseguiu conquistar um grande avanço em relação à tecnologia, guiado por regras individualistas criadas por si próprio e regado a muita ganância alcançou o crescimento da sociedade em geral, não medindo esforços para destruir o seu habitat natural, mas no que diz respeito a condição humana, há muito para se mudar, a mesma mão que cura, afaga e acaricia, constrói armas nucleares com potência capaz de destruir a vida do planeta em um toque de mágica.
Cabe ao homem do século XXI, usar adequadamente suas tecnologias, a mídia, as redes sociais e todos os meios de informação que estão ao seu alcance para fazer com que a ética e a moral vença o ódio, o preconceito e a