Citações de livros sobre educação
“O fim do Estado sublinhado por Marx e Lênin é concebido por Gramsci como a absorção, pela sociedade civil, da sociedade política que, numa sociedade sem classes, está destinada à extinção na proporção e na medida em que se harmonizam os interesses do proletariado e os interesses do conjunto de corpo social” (Grisoni & Maggiori, 1973:1778).
“A classe burguesa está ‘saturada’; não só se amplia, mas se desagrega; não só se assimila novos elementos, mas desassimila uma parte de si mesma” (ou, pelo menos, as desassimilação são muitíssimo mais numerosas do que as assimilações). Uma classe que se considere capaz de assimilar toda sociedade, e ao mesmo tempo seja realmente capaz de exprimir este processo, leva à perfeição esta concepção do Estado e do direito, de tal modo a conceber o fim do Estado e do direito, em virtude de terem eles completado a sua missão e de terem sido absorvidos pela sociedade Civil” (Gramsci, 1976:147). “O elemento Estado-coerção pode ser imaginado em processo de desaparecimento, à medida que se afirmam elementos cada vez mais conspícuos de sociedade regulada (ou Estado ético ou sociedade civil” (Gramsci, 1976:149).
“Os homens são essencialmente diferentes; não se repetem; cada indivíduo é único” (Saviani, 1997:20).
“A função da educação é a de reprodução das desigualdades sociais. Pela reprodução cultural, ela contribui especificadamente para a reprodução social” (Saviani, 1997:31).
Segundo (Althusser, s.d.:66): “é através da aprendizagem de alguns saberes práticos (savoir-faire) envolvidos na inculcação massiva da ideologia da classe dominante, que são em grande parte reproduzidas as relações de produção de uma formação social capitalista, isto é, as relações de explorados com exploradores e de exploradores com explorados”.
“A escola era proposta como