O HIV/AIDS e a Odontologia
1. O que é a doença?
Causada pelo vírus HIV, a AIDS ataca as células responsáveis pela defesa do organismo, deixando a pessoa mais vulnerável a outras doenças. Esta não tem cura, mas tem tratamento. A pessoa pode ter o vírus HIV e não saber, por que os sintomas demoram a aparecer.
2. Qual a forma/modo de transmissão e evolução da doença?
Sexo sem preservativo, uso de seringa contaminada, transmissão por sangue, são algumas das formas de transmissão. Na medida em que o sistema imunológico se enfraquece e perde a capacidade de combater doenças, as infecções se tornam fatais. Os portadores do HIV são mais propensos a outras doenças como tuberculose, malária, pneumonia e herpes. Quanto maior a redução das células, maior também é a vulnerabilidade do paciente. Os portadores do vírus também são mais propensos a “infecções oportunistas”, causadas por bactérias, fungos ou parasitas. Geralmente combatidos com sucesso por organismos saudáveis, eles podem causar a morte de pessoas com o sistema imunológico baixo.
3. Qual a sua relação com o processo saúde-doença no corpo?
4. Qual a forma de prevenção/controle de risco?
Pode ser transmitido pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. A forma mais eficiente de prevenção da aids e outras doenças sexualmente transmissíveis é o uso do preservativo em todas as relações sexuais e durante o pré-natal é importante que a gestante faça o teste anti HIV, pois se ela descobrir que tem o vírus terá acompanhamento especializado, recebendo o tratamento e informações necessárias para evitar a transmissão vertical - de mãe para o bebê.