O Hipot Lamo E A Hip Fise
> Sistema endócrino
> Hipotálamo
> Hipófise
> Circulação hipotálamo-hipofisária
> Glândula pineal
> Etimologia
Sistema endócrino
Topo
Ao contrário de outros sistemas orgânicos, cujos componentes mantêm uma relação anatómica directa, o sistema endócrino é formado por vários órgãos que se situam em várias partes do corpo, os quais não têm uma relação ou continuidade anatómica: hipotálamo e hipófise, tiróide, paratiróides, pâncreas, supra-renais e as gónadas (os testículos no homem e os ovários na mulher).
Contudo, estes órgãos constituem um verdadeiro sistema orgânico. Por um lado, todas estas estruturas apresentam tecidos glandulares, especialmente adaptados para produzir secreções (neste caso, substâncias hormonais) as quais devem ser impulsionadas directamente para o sangue, com o objectivo de chegarem com a circulação até aos pontos do organismo onde exercem a sua função. Por outro lado, a actividade de todas estas glândulas está intimamente relacionada, na medida em que o funcionamento de algumas delas depende da sua estimulação ou inibição por outros componentes do sistema endócrino e porque muitas das hormonas produzidas têm funções semelhantes ou antagónicas. De facto, o sistema endócrino funciona como uma unidade, visto que qualquer problema em algum dos seus componentes tem sempre repercussões na actividade dos restantes.
Hipotálamo
Topo
O hipotálamo é uma formação situada na parte média da porção inferior do cérebro, constituída fundamentalmente por neurónios. Encontra-se junto ao terceiro ventrículo, uma das cavidades cerebrais repletas de líquido cefalorraquidiano, por baixo de um grande núcleo cinzento da base do cérebro denominado tálamo. Imediatamente por baixo do hipotálamo, encontra-se o quiasma óptico, uma formação correspondente à união dos nervos ópticos provenientes dos olhos, cujas fibras se cruzam