O Handebol no Ensino Medio
Derli Juliano Neuenfeldt1
Cláudia Barth2
Ricardo Caron
Taís P. Cordeiro
RESUMO
Este trabalho, que fez parte da disciplina de Handebol I, caracteriza-se como um exercício de reflexão sobre o ensino do esporte no contexto escolar. O aprendizado do handebol na escola e, especialmente, no ensino médio deve proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer, aprender, tomar gosto e manter o interesse pela prática esportiva. Tudo isso com objetivos pedagógicos que transcendam os objetivos do esporte como fim somente em si mesmo. Com o presente artigo, queremos enfatizar a importância do esporte na escola e, em especial, o ensino do handebol no Ensino Médio.
Palavras-Chaves: handebol, Educação Física, Ensino Médio.
INTRODUÇÃO
Desde há muito tempo, a Educação Física escolar vem se utilizando dos esportes, tais como o futebol, o voleibol, o basquetebol e o handebol como conteúdos programáticos de suas aulas. Mas, o que vem ocorrendo é que os esportes tornaram-se um grande problema para o ensino escolar. A escola, quando se aventurou no campo dos esportes, fez esporte na escola e nunca conseguiu fazer esporte escolar. O máximo que conseguiu, foi repetir o que se fazia no esporte fora da escola, ou seja, nas ruas, federações e clubes.
É evidente que para a compreensão do esporte, os alunos devem ser instrumentalizados além das suas capacidades e conhecimentos que lhes possibilitam apenas praticar o esporte.
Em síntese, para o esporte ter um tratamento pedagógico na escola deverá possibilitar aos alunos o desenvolvimento motor (aquisição de habilidades básicas e específicas), o desenvolvimento das inteligências (destacam-se a corporal sinestésica, a espacial, a interpessoal, a intrapessoal e a lógico-matemática), trabalhar a auto-estima
1 Prof. Ms. do Curso de Educação Física da UNIVATES
2 Acadêmicos do Curso de Educação Física da UNIVATES
(reforçando acertos em geral e promovendo intervenções positivas) e, por fim, facilitar as intervenções dos