O handebol como ferramenta.
José A. Barela, disciplina: Handebol
Loren Mitsue Nakamura Turma 2
O handebol como ferramenta.
Sabemos que a Educação Física tem como seu objeto de estudo o movimento do corpo humano, sendo este um importante fator no dia a dia de uma pessoa, quer seja ela criança, adulta ou idosa. Atualmente a sociedade vem enfrentando uma grande crise, da qual se deriva da falta desses movimentos, uma crise que consiste em sedentarismo e obesidade.
Não adquirimos gosto pela prática de atividade física sozinhos, isso faz parte de um ciclo do qual todos devemos passar. Uma criança "aprende" os movimentos fundamentais através da exploração e vivência ainda quando bem pequenas, tais como chutar, saltar e andar. Mas, após um certo período ela deve ser orientada, motivada, e ter uma prática ativa para desenvolver ainda mais esses movimentos. O professor de Educação física é o responsável em grande parte dessa tarefa, incluindo aulas moldadas para determinadas idades, para determinados objetivos. O professor combinará os movimentos fundamentais aproximando-os dos fundamentos das modalidades esportivas.
O handebol é uma das modalidades que pode ser usada para trabalhar essas combinações e coordenações. Afinal, possui em seus fundamentos: correr, arremessar, saltar, entre muitos outros movimentos que são muito próximos a nossos movimentos naturais, bastante usados no dia a dia para muitas outras coisas. O aprendizado dessa modalidade, auxiliaria assim, na melhora desses movimentos tão exigidos. O handebol pode também ir além dos movimentos e interferir no psicológico de praticantes e até auxiliar na afetividade,. A Concentração, determinação, perseverança, disciplina e até a resistência a frustração são ensinamentos que este proporciona. Assim, criamos indivíduos autônomos, sendo crucial na formação de uma nova sociedade, que tenha gosto por se movimentar, eliminando alguns problemas implicitos hoje em dia, como a