Handebol
Nilson Mascarenhas Santos¹, Tâmines de Azevedo Farias² , Cassio Hartmann²
¹Discente da Faculdade de Alagoas/Maceió/Brasil
²Programa Euro-americano de Pós-graduação Stricto Sensu em Saúde – Atividade Física e Saúde e Medicina do Esporte e – Universidade Católica Nuestra Señora de la Assunción – UC – Paraguai e Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH/RJ) cassiohartmann04@gmail.com Resumo
Hoje em dia a escola é um dos principais locais onde as crianças e jovens praticam esportes, seja no horário regular das aulas ou nos treinos para torneios. O presente estudo teve como objetivo Investigar o desenvolvimento da pratica esportiva do handebol nas escolas particulares de Arapiraca. Trata-se de uma pesquisa de campo, onde os dados serão coletados entre professores de Educação Física do ensino fundamental em 10 (dez) escolas do sistema privado de ensino, situadas no município de Arapiraca. Análise neste estudo será de caráter interpretativo dos resultados, os dados serão analisados de acordo com os discursos dos sujeitos através das entrevistas e das observações no decorrer do trabalho.
Palavras-chave:
Introdução
Hoje em dia a escola é um dos principais locais onde as crianças e jovens praticam esportes, seja no horário regular das aulas ou nos treinos para torneios. Em Arapiraca não é diferente e nessa perspectiva o handebol, embora seja uma modalidade considerada nova, nesta cidade, vem caracterizando-se como um jogo, sem enfatizar o rendimento esportivo, uma vez que suas atribuições ainda se restringem a apenas funções pedagógicas, sendo importante grifar que para isso o professor e a instituição devem saber desenvolver adequadamente o esporte-jogo a realidade escolar.
Objetivo: Investigar o desenvolvimento da pratica esportiva do handebol nas escolas particulares de Arapiraca.
Handebol